Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Qual a importância do Método em Teologia?

     O fundamento metodológico de todo Teólogo (cristão) é a Bíblia, ou seja, é o seu elemento fundante. No entanto, dentro da Teologia há diversos métodos.
     Isto significa, que apesar de um mesmo fundamento, os teólogos usam métodos diferentes para sistematizar e expor o seu conhecimento teológico.
     Uma das diferenças marcantes para essa caracterização está na confissão de fé de cada teólogo, isto porque, a sua confissão determinará qual o seu ponto de vista sobre determinado assunto; contudo, o teólogo ao aprofundar seu conhecimento em teologia, vai além da sua confissão.
     Nesse sentido, a confissão atende a certa comunidade eclesiástica, enquanto o “mergulho” no conhecimento em Teologia requer atender aos anseios e as necessidades do ser humano postas pela sociedade, que está determinada pelo tempo e região, e em cada momento precisa ser interpretada e contextualizada (ou inculturação Teológica).
     Outra característica importante no Método em Teologia, é a sua diferença com as outras ciências, como a astronomia, a física, as ciências humanas, entre outras; já que, a Teologia tem uma natureza que é só sua, quais sejam, a fé, a oração, as experiências (particulares ou coletivas) com Deus. Entretanto, essa natureza própria da Teologia é entendida pelas outras ciências como metafísica (em uma perspectiva transcendental) e baseada em mitos.

Andriê Luiz Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário