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quarta-feira, 19 de maio de 2010

TEOLOGIA E MÉTODO

     No sentido geral, teologia é o “Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa.” (Dicionário Aurélio - Século XXI). Para nós cristãos pode ser definido como “O estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do cristianismo.” [Ibid.].
      Certamente, a teologia é uma das disciplinas, estudadas desde a antiguidade. Sua construção remonta a busca pela explicação das coisas divinas e sua relação com as humanas. Em alguns momentos, o papel da teologia, parece ter se confundido com o da filosofia, que “se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser (ora 'realidade suprema', ora 'causa primeira', ora 'fim último', ora 'absoluto', 'espírito', 'matéria', etc.) [Ibid.]”. Talvez por isso, muitos teólogos patrísticos, por exemplo, vieram utilizar abertamente a filosofia, como ferramenta, a fim de explicar os fundamentos da teologia cristã, sendo óbvio que eles percebiam as relações existentes em ambos, apesar de suas diferenças, como meios capazes de levar da maneira mais singela e ao mesmo tempo complexa possível, a compreensão humana sobre o divino. O mesmo caminho foi tomado muitas vezes por outros teólogos da escolástica, bem como os reformadores do século XVI e muitos outros da linha católica romana, além dos da era moderna e pós-moderna.
      Esses aspectos, levam-nos a perceber, que foi encontrado viés de diálogos que proporcionaram, interação entre os anseios humanos e as explicações ora existentes no momento, sejam de natureza popular, teológica, filosófica e etc. Esta interseção, era e continua sendo, o caminho que busca atingir o objetivo de explicar as grandes questões humanas. Mas para que isso acontecesse, foi necessário que se entendesse os processos epistemológicos, capazes de construir a compreensão do homem, que visava levá-lo a entender seus aspectos humanos-divino-existêncial-espiritual.
     Essas características, diferenciadas e ao mesmo tempo comuns, são elos estudados hoje, pelo Método, disciplina capaz de fazer-nos compreender a cosmovisão dos indivíduos e a sociedade, a que pertencem, bem como suas metodologias de aprendizado, e desse modo proporcionar “Troca ou discussão de idéias, de opiniões, de conceitos, com vista à solução de problemas, ao entendimento ou à harmonia...” [Ibid.]. Portanto, de posse, desse regime, somos capazes de apaziguar as diferenças, culturais, sociais, teológicas, filosóficas, interpretativas, além de diminuirmos os paradigmas que tentam insistir na inexistência de diálogo entre ciência e religião. Cabe-nos, estudantes de teologia do século XXI, fazer uso de tais métodos interativos, com o objetivo de promover a teologia, como uma disciplina apropriada para compreender a vida humana. 

MOISÉS MEIRELLES DE ARAÚJO

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